quarta-feira, 22 de abril de 2009

---- IG ----


O índice glicémico - IG - está relacionado com a velocidade com que os açúcares entram na nossa corrente sanguínea.

Quando comemos hidratos de carbono os níveis de açúcar no sangue aumentam e, em resposta, o fígado produz insulina para reduzir esses valores. Mas, dependendo do IG, ou seja, da rapidez com que os níveis de açúcar aumentam, o fígado é obrigado a produzir, ou não, insulina em grandes quantidades.

A diabetes é caracterizada por uma resistência do organismo à insulina que muitas vezes acontece quando este se habitua a níveis de insulina elevados.
Então, um dos factores do aparecimento da diabetes é a ingestão contínua de alimentos com um IG alto. O açúcar entra rapidamente no sangue, origina um pico nos valores, e o fígado é obrigado a produzir muita insulina.

Outra das desvantagem dos hidratos de carbono, de elevado IG, reside na quantidade de energia que nos proporcionam. É uma energia repentina mas de pouca dura, rapidamente se esgota.
Ao contrário, a energia fornecida pelos alimentos de I.G. baixo é mais duradoura e constante.

Então, pela manhã, é preferível que comamos alimentos com um IG baixo para que a nossa energia se aguente até à hora do almoço (evitando a ingestão de "snacks" calóricos a meio da manhã ;) ).

Infelizmente, por mais apetitosos que sejam, os cereais alterados que compramos em qualquer superfície têm açúcares de rápida absorção; além de engordarem, mesmo só com meia dúzia de calorias, não nos dão a energia necessária para o trabalho.

Então o meu conselho para que tenham mais energia ao longo do vosso dia (e para manterem a linha) é que comam "papas de aveia" e fruta ao pequeno-almoço. Eu sei que o nome não é muito apelativo mas garanto-vos que é uma receita bastante flexível, pode agradar a gregos e troianos. Experimentem adicionar alguns ingredientes à vossa "papa" como, por exemplo, canela, mel, compotas, casca de limão, chocolate (q.b), frutos secos, pedaços de fruta etc.

É o ideal para manter a forma e a energia ao longo dos dias!

Um beijo*

2 comentários:

Anónimo disse...

ola ju

espero que te encontres bem de saude,

tive a ver o teu blogo e acheio-o muito interessante, muitos parabens :)

este artigo interessou-me particularmente e gostaria que me esclarecesses umma dúvida..

esta papa de aveia é feita com farinh de aveia normal e água certo? ou é alguma papa de aveia especifica?

aguardo resposta.

beijinhos

christelle

Videl disse...

Oi Chris! Obrigada pela visita, ainda bem que gostaste!
As papas de Aveia são feitas com os flocos de aveia que já se encontram à venda em qualquer supermercado. Para uma chávena de aveia, duas de água; deixas ferver até atingirem a consistência que desejas. Já sabes que podes adicionar vários ingredientes para não tornar a rotina tão monótona! ;)

Um beijinho grande* e não deixes de vir! ;)