domingo, 19 de abril de 2009

Cházinho para o Verão?!?


O corpo humano tem a fantástica capacidade de se auto-regular e de se adaptar a condições diversas para que possamos viver em harmonia; chama-se Homeostasia!

O exterior está constantemente a desregular o nosso organismos, e este está constantemente a trabalhar para se readaptar. Por exemplo, quando está calor, os nossos poros abrem e transpiramos para que a temperatura corporal se mantenha nos valores adequados, já quando está frio os nossos poros contraem para que o calor permaneça no corpo.

Se bebermos água fria ou gelada no Verão, o nosso organismo vai supor que a temperatura no exterior é muito baixa; infelizmente a homeostasia ainda não reconhece o sistema de refrigeração. Na natureza quando a água está fria
é porque está frio!

Então quando bebemos água fria a resposta do nosso organismo é aquecer. Os nossos poros contraem para, mais uma vez, conservar a energia e manter a temperatura interna. E isto no Verão sabe tão bem!!!

Porque é que nos países mais quentes a população bebe chá? Para arrefecer!

A água quente informa o nosso organismo de que a temperatura externa é muito elevada e como tal transpiramos e refrescamos!

Pode custar um pouco a beber, mas garanto que depois compensa! Já experimentei!

E se não conseguirem fiquem-se pela água tépida!

Um beijo *

P.S: A Menta reforça a acção refrescante. Prometo para breve um post sobre vários tipos de chá e seus benefícios.

1 comentário:

Mary disse...

Por acaso no outro dia também ouvi falar sobre o tema que lançou no post... mas entretanto vou ficando à espera do post sobre os vários tipos de chas e os seus beneficios, pois gosto imenso de cha, sou uma viciada ;)
Beijinho e continuação de um bom trabalho.