sábado, 11 de abril de 2009

Leite? Porquê?!?


Várias vezes ao dia sou solicitada a beber leite, muito leite, para ter muito cálcio!

Sempre me questionei sobre a importância do leite na nossa alimentação; é por ser uma fonte de cálcio? Não! A quantidade de cálcio no leite não é assim tão significante. Os brócolos, por exemplo, são uma melhor fonte de cálcio e de vitaminas.

Se pensarmos bem, somos o único animal que bebe o leite de outra espécie até à idade adulta!!! What?!? que lógica tem isto? quem é que se chegou à frente e disse: nós, os humanos, temos que beber o leite destinado aos vitelinhos, faz-nos bem!! (porquê? há semelhanças? :\ )

Porque é que passados poucos meses após o nascimento de um animal o leite materno deixa de ser produzido e seca? Para ele poder beber o de outro animal? hum...don't think so!!

Fora de brincadeiras, o leite de vaca é tudo menos vantajoso para nós. Principalmente para quem tenha excesso de peso, sinusite, renite, leucorreia, astenia física e mental entre outras. Alguns estudos indicam que o consumo exagerados de todo o tipo de lacticínios pode estar na origem de alguns cancros.

O meu apelo é que cortem por completo com o leite e sejam moderadas com os queijos e com as manteigas. Podem sempre beber pela manhã um sumo de fruta ou bebidas de arroz ou aveia.

Informem-se! E não deixem de procurar outras fontes de cálcio.

Um beijo*

2 comentários:

Anne disse...

Interessante, por acaso eu tinha o hábito de beber leite todas as manhãs e notava que quando ia para o trabalho começava a ter algumas cólicas, pensava que era nervosismo mas cortei um pouco com o leite e passou.

Convido-te a visitar o meu blog e a segui-lo se pretenderes.

Videl disse...

Olá Anne!! O problema que tiveste é muito comum em quem bebe leite todos os dias! Fizeste muito bem em cortar um pouco com a quantidade!
Obrigada pelo convite, vou já espreitar ;)

Um beijo *