sexta-feira, 1 de maio de 2009

Chá de crisântemo.


O chá de crisântemo é óptimo para quem sofra de "maus fígados" como irritabilidade, ira e raiva. Uma vez que estas emoções têm repercussões ao nível do sistema digestivo, como azia, náuseas, dilatação abdominal, eructações (mais conhecidas por arrotos) ou ainda uma digestão difícil e demorada, o chá de crisântemo ajuda também no alívio destes sintomas.

Se ao longo do seu dia facilmente cede a pequenas pressões, se considera que tem o pavio muito curto... um chazinho de crisântemo poderá ajudá-la! ;)

A fitoterapia, uma das terapias da Medicina Tradicional Chinesa, trabalha com substâncias medicinais naturais (plantas, minerais ou animais)no combate à doença.

Por exemplo, existem plantas que reduzem ou anulam alguns dos efeitos secundários da quimioterapia, assim com há outras que podem substituir a toma de medicamentos químicos que têm efeitos secundários e causam dependência.

Mas foi descoberto que o crisântemo pode fazer um pouco mais. Uma equipa de investigadores da Universidade Nacional de Singapura (NUS) descobriu que a flor de crisântemo, que contém luteolina, favorece a eliminação de células cancerosas em conjunto com a quimioterapia. Tem a vantagem de ser um produto natural sem efeitos secundários.



É uma pena que ainda estejamos a passos largos do que a nossa vizinha Espanha já fez; em Espanha a medicina chinesa é reconhecida e incluída nos hospitais! Mas este assunto é pano para mangas...digno de um post inteiro!

Um beijo*

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom!

Pieidge disse...

Olá. Onde posso encontrar ervanárias em Lisboa que vendam este chá? Já agora, qualquer crisântemo é bom para chá (seja branco ou amarelo)?