quinta-feira, 28 de maio de 2009

Chá de barbas de milho com pés de cereja!


Venho hoje falar-vos deste chá porque é indicado para prevenir e tratar infecções urinárias não bacterianas!

Muitas pessoas sujeitam-se a tomar antibióticos e anti-inflamatórios de x em x meses porque pensam ter uma infecção urinária crónica!

Se a infecção se deve à presença de uma factor patogénico, é sim recomendada a toma de antibióticos, mas quando as infecções urinárias são recorrentes, mesmo após a toma do antibiótico, é sinal de que a infecção tem outra origem.


O Verão é a estação que dá origem a mais infecções urinárias pelas elevadas temperaturas que a caracterizam. Segundo a Medicina Chinesa, muitas infecções urinárias devem-se apenas a um excesso de calor e humidade nas vias urinárias e na bexiga! Para quem não tem contacto com a teoria desta medicina é um pouco complicado abraçar estas novas noções, e, como tal, o melhor mesmo é experimentar e tirar conclusões.

O chá de barbas de milho com pés de cereja tem uma acção refrescante e promove a micção e consequente eliminação de toxinas.

Fervam um litro de água e deitem-na num bule com uma colher de sopa de barbas de milho e uma colher de sobremesa de pés de cereja.

Podem bebê-lo mesmo que não tenham quaisquer sintomas ou podem bebê-lo assim que sintam que a infecção possa estar prestes a começar.

Mesmo que a infecção seja bacteriana e estejam a tomar antibiótico, podem beber este chá para aliviar os sintomas desde que seja compatível com o antibiótico (falem com o vosso médico).

Para quem já sofre há alguns anos com estas infecções, tomar apenas o chá não é suficiente, um tratamento com acupunctura e fitoterapia é recomendado.

Um beijo*

5 comentários:

Simplesmente eu disse...

"O Verão é a estação que dá origem a mais infecções urinárias pelas elevadas temperaturas que a caracterizam. Segundo a Medicina Chinesa, muitas infecções urinárias devem-se apenas a um excesso de calor e humidade nas vias urinárias e na bexiga!"

Em percebo o que o texto quer dizer embora o ache um pouco confuso. À primeira vista quem lê parece que as infecções se devem apenas ao calor e excesso de húmidade.

O que acontece é que o calor e excesso de humidade ajuda a que sejam criadas as condições necessárias para o desenvolvimento de fungos e bactérias. Dessa forma a flora microbiana que temos altera-se dando ocorrendo assim as ditas infecções.

Quanto aos chás, também sou uma apreciadora dos mesmos mas atenção a isso!

Ouço muitas vezes dizerem "Ah e tal é à base de plantas não faz mal" Errado.

Em primeiro lugar não nos podemos esquecer de onde são originalmente extraídas algumas drogas de abuso usadas hoje em dia. De plantas.

E depois existe a questão da dose. Num comprimido sabemos que estamos a tomar por exemplo 500 mg de paracetamol. Quando fazemos um chá não sabemos qual a quantidade de principio activo existente no mesmo porque a sua distribuição na planta também varia.

Acontece ainda o "antagonismo". Porque por vezes estamos a tomar mais do que um chá que até podem ter efeitos contraditórios e quando tomados simultaneamente um acaba por inibir ou diminuir o efeito do outro. Mas o mais grave pode ser quando ocorre uma potenciação do efeito. Em que o efeito é muito maior que o esperado. Pode parecer banal mas se tiver tivermos a falar de chás que alteram os valores da tensão arterial...(por exemplo).

Especial atenção aos chás tem de ter as grávidas uma vez que algumas plantas podem mesmo um efeito abortivo.

Videl disse...

Segundo a medicina chinesa, uma pessoa pode experimentar uma infecção urinária não-bacteriana! Ou seja, o próprio calor inflama as vias urinárias e dá origem aos sintomas comuns. As infecções urinárias recorrentes muitas vezes encaixam-se neste grupo! No entanto, também é uma condição que, tal como tu referiste, cria o ambiente ideal ao desenvolvimento bacteriano.

Pelos teus conhecimentos diria que estudas ou estudaste fitoterapia! Estou certa? ;)

As infusões de plantas vulgares, se foram feitas seguindo as instruções, não têm (normalmente) um nível de toxicidade prejudicial (excepto para grávidas). Contudo, aqueles comprimidos a que chamamos, estupidamente, suplementos alimentares e que podem ser adquiridos sem chatice alguma, podem ser bastante perigosos. Devem ser tomados a par com um diagnóstico rigoroso.

O antagonismo pode acontecer se não conhecermos as propriedades das plantas que estamos a misturar.

E como em muitos aspectos da nossa vida, o erro está no exagero... convém sempre variar todos os elementos da nossa alimentação!

Um beijo*

Simplesmente eu disse...

Olá,

Uma das cadeiras do meu curso é precisamente fitoterapia. Estou na área de saúde.

Por isso gostei de te ler e deixar a minha marca. Acho que é sempre bom trocarmos ideias.

Beijo

Videl disse...

Para mim seria ideal! Eu estudo, entre outras, fitoterapia chinesa!

Estás mais do que convidada a participar, até porque cada medicina tem uma abordagem diferente!

Quanto mais olhares tivermos sobre uma matéria, mas ela se deixa descobrir!

Obrigada

Um beijo*

Videl disse...
Este comentário foi removido pelo autor.