quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Soja para ser saudável? Hum...thanks but no thanks!


Relativamente ao post anterior, o Jedi que se encontra - aqui - perguntou o seguinte:

"E as proteínas vegetais, como a soja?"

Resolvi responder-lhe com um post porque muito pouca gente sabe, realmente, o que é a soja.

Infelizmente a soja não é nada mais nada menos que um golpe económico. Como o número de vegetarianos aumentou consideravelmente nos últimos anos, as cadeias alimentares acharam vantajoso que também eles fizessem parte do público-alvo. E o que se dá a um vegetariano? No pensamento limitado destas cadeias, além de saladas e saladas com saladas... dá-se soja!!! A soja ficou tão "in" que começou a desdobrar-se e a transformar-se; hoje é possível fazer tudo com soja: manteiga, bebidas, bolachas, bifes, molhos, cremes e até "sacos de plástico". Na verdade, todos estes produtos finais têm tudo menos soja!

Na China, a soja começou por ser utilizada para adubar os solos, mais tarde descobriu-se que a soja fermentada constituía um alimento rico! Destes fermentados de soja fazem parte o miso, o molho de soja e o tofu. Estes derivados da soja podem e devem ser consumidos, já a soja desidratada, o leite de soja, os bifes de soja, os iogurtes de soja, e outros manipulados, devem ser evitados!

Resta referir que a soja é um alimento com muitos estrogénios e, como tal, actua no nosso sistema hormonal. Por esta razão é frequentemente receitada a mulheres na menopausa.

Assim, as melhores fontes de proteínas vegetais são as leguminosas (lentilhas, feijão frade, vermelho, branco, moong, azuki e o Grão-bico).

Espero que ajude!

Beijo*

2 comentários:

Jedi Master Atomic disse...

Pelo que percebi, o tofu é bastante recomendavel.

Mas porque raio dizem os nutriocionistas para comermos soja, como substituição de carne?

♥ Guida disse...

É a tal velha história, tudo o que vem em demasia faz mal! Eu cá gosto bastante de algumas dessas coisas que fazem mal, e sempre soube que fazem mal. E como-as porque gosto do sabor. Mas as pessoas tem de ser coerentes e pensar nos assuntos. Lá está, têm que vender o produto...

Beijinho