segunda-feira, 2 de novembro de 2009

O peixe morre pela boca...what about us?



Quinta-feira passada, enquanto carregava o cartão da Carris, passei os olhos pelas gordas de alguns jornais e revistas. Não foram as letras que me chamaram a atenção mas o bife com um aspecto nojento que se apresentava na capa da VISÃO.
Hum...pensei, lá vêm mais uns argumentos para que deixemos de comer tanta carne;
Por cima do bife lia-se qualquer coisa como:
"Os venenos da carne barata; 75% das doenças surgidas na última década estão comprovadamente relacionadas com os animais que comemos."

Sejamos sinceros, não nos surpreende! Estamos fartos de ouvir falar no sadismo deste regime capitalista, nos limites que ele consegue ultrapassar munido de algo que, sinceramente, não é humano.

Há, contudo, algo que me surpreende; a resistência das pessoas face a estas investidas deixa-me em desconfortável. Frases como:

"Se formos a pensar nas coisas que fazem mal...não comemos nada"
"Eles fazem um grande alarido mas no fundo isso é tudo controlado e a quantidade dessas substâncias é muito reduzida."

É interessante o pensamento popular:

Se há uma notícia de um novo vírus cuja probabilidade de nos matar é (talvez) 1%...entramos em pânico. Compramos desinfectantes, evitamos locais públicos abafados e ofendemos com o olhar quem quer que esteja a tossir ou a espirrar no autocarro. Mas se a notícia for outra, por exemplo -"A nossa actual alimentação tem uma elevada probabilidade de nos matar..."- o pessoal mune-se de sabedoria popular, de uma inabalável coragem (ou ignorância) e torna-se rijo! Os Media, as fontes de informação, perdem toda a credibilidade. Ainda que nem todas as fontes sejam seguras, cabe-nos a nós fazer essa distinção sem qualquer conhecimento na matéria?

Sejamos sinceros, é assim tão assustador mudar os hábitos alimentares? Assusta assim tanto ter consciência?
Ter consciência do que fazemos e do que nos fazem é talvez das coisas mais importantes no nosso caminho. Não ignorar as coisas só porque elas nos tiram da nossa "comfort zone".

Acho que devíamos caminhar para um futuro mais interessante e elucidado ao invés de seguirmos com a manada! Reagimos ao regime capitalista ou comemos as suas migalhas?

Just my opinion!

P.S: Sim P., foi a pensar em ti! ;)
P.P.S: Não se esqueçam que deixando de comprar as carnes não-biológicas também reduzimos o confinamento animal.

Beijo*

8 comentários:

Joao Rai disse...

Estou lá contigo de mão dada e na 1ª fila para apoiar, pelo menos no que concerne aos direitos dos animais e no que diz respeito à conservação do planeta terra!!! Quanto ao ser humano se ir matando ou não é um problema deles o qual não tenho nada contra ou a favor, desde que não seja às custas dos animais que não têm culpa de nenhuma de termos nascido. A malta anda toda a cometer um hara-kiri colectivo de uma forma inconsciente.

Videl disse...

Hara-kiri não!!! Seppuku se fazes favor! :p

O problema é esse...é tudo de forma inconsciente! Sabemos afirmar que somos contra muita coisa mas esquecemo-nos de que o que fazemos pode ir contra o que dizemos!

Enfim...

Joao Rai disse...

Hara-kiri ou seppuku é a mesma coisa. By the way gostei da nova foto parabéns.

Videl disse...

Eu sei, mas seppuku é o termo formal! Eu nem conhecia o ritual...I "googled it".

Thanks!

Joao Rai disse...

Espertinha...

Jedi Master Atomic disse...

"Sejamos sinceros, é assim tão assustador mudar os hábitos alimentares? Assusta assim tanto ter consciência?"

Não não assusta. Mas a preguiça e o conforto da repetição diária (adoro esta expressão...lol), bloqueia o cerebro das pessoas. É assustador a quantidade de jovens que na hora de almoço eu vejo a comer nos pizza hut's, MacDonald's e afins.

Não me admira nada que se concretize a previsão da OMS de que a obesidade mundial irá aumentar em 33% até 2020, sendo já considerada uma das maiores epidemias de sempre.

Videl disse...

Quando andava na escola o dinheiro que os meus pais me davam para almoçar não chegava para comer no MacDonalds ou noutro sítio que não a cantina da escola! Os pais são os culpados, as crianças não têm, nem devem ter, essas preocupações!

Também não me admira que a obesidade aumente e a esperança média de vida diminua!

Jedi Master Atomic disse...

" Os pais são os culpados, as crianças não têm, nem devem ter, essas preocupações!"

Discordo em parte. Os pais não podem ser completamente responsabilizados, até porque agora os miudos já levam dinheiro suficiente para comer bem.

A escola tem um papel fundamental em educar neste aspecto e deviam começar por todas elas terem cantinas de jeito !!!