domingo, 13 de setembro de 2009

Nozes de Saponária

Já há algum tempo uma colega minha me tinha falado destes frutos. Ao que parece, são utilizados com frequência na Índia como detergentes naturais, não tóxicos, e como fertilizantes do solo.

Chamam-se nozes de Saponária e têm esta aparência:



Um quilo ronda os 14 euros e, se fizermos bem as contas, dá para cerca de 200 lavagens.

Diz que lavam chão, vidros, loiça, roupa e animais! Têm propriedades bactericidas e fungicidas e não são irritantes.

Ler isto tudo é muito bonito mas mesmo assim são poucas as pessoas que dão o passo de experimentar o produto.
Pois eu dei!!! Encomendei 1 quilo destas amigas e já as pus à prova na lavagem da roupa e da loiça. Resultados?

1- Lava bem a loiça, tira eficazmente a gordura, mas não retira restos de comida que estejam muito secos e agarrados à loiça (sinceramente as pastilhas do ULTRA também não).

2- Lava bem a roupa, retira os odores e a sujidade, mas a roupa fica sem cheiro. Contudo, parece que colocar umas gotinhas de óleos essenciais (eucalipto, lavanda, pinho...) nas nozes resolve o problema; ainda não experimentei.


Resta-me fervê-las num litro de água e lavar o chão e outras superfícies para completar a experiência.

Atenção, estas nozes não podem ser consumidas!

Para os interessados, que gostam de optar por produtos que não poluam o ambiente e sejam menos nocivos para o Homem, podem encomendá-las aqui.


Um beijo*

P.s: No site também encontram todas as instruções de uso necessárias.

2 comentários:

Lady Me disse...

Mesmo interessante!

Vou ver se experimento*

Videl disse...

Alo! :)

Olha eu aconselho, tenho ficado muito satisfeita com os resultados!

Um beijo *