Post em resposta à Mary, que está por aqui! :)
Os parabenos são químicos, frequentemente utilizados nos produtos de higiene e beleza, conservantes. Recentemente,alguns estudos revelaram que estes químicos, quando colocados sobre a pele, penetram nos tecidos e circulam pelo nosso organismo. Embora não se possa afirmar serem uma das causas do cancro da mama, diversas amostras de tecido cancerígeno retiradas de diferentes pacientes, revelaram a presença destes químicos. Como tal, são palavrinhas a evitar nos rótulos dos produtos lá de casa!
No entanto, os produtos devem ter conservantes...atenção!
Quanto ao SLES (Laureth sulfato de sódio) e ao SLS (Lauril sulfato de sódio Sulfato), podemos chamar-lhes "os químicos que fazem a espuma de que tanto gostamos".
Contudo, são muito perigosos. Seja nos sabonetes, champôs, ou dentífricos (entre muitos outros) são extremamente tóxicos e irritantes. Podem causar danos irreversíveis no folículo piloso, na pele e na sua camada lipídica, nos olhos, etc. São também substâncias que o nosso fígado não consegue metabolizar.
Portanto, se compram o champô porque a embalagem promete um cabelo reparado em sete dias, lembrem-se que a conversa dos ingredientes é outra!
Espero que ajude!
Um beijo *
domingo, 2 de agosto de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
Bem já dizia Paracelso no seu tempo "Tudo é veneno e nada é veneno, só a dose faz o veneno"
E eu além da questão da dose falo ainda de outro factor que tem a sua relevância tal como a variabilidade genética. O nosso organismo responde de forma diferente a uma dose de uma dada substância.
E isto para chegar à real questão. É certo que os SLS não são benéficos para o organismo. Tem função detergente e de certa forma a nossa pele vai sofrendo as consequências disso.
A culpa do uso e abuso desses detergentes também é nossa. Se tivermos um sabonete que faz menos espuma e outro mais, escolhemos o que faz mais espuma. Logo escolhemos o que tem mais SLS.
E a industria de cosméticos também é um negócio.
Quanto aos parabenos.... É necessário o uso de conservantes para garantir que durante o prazo de validade do mesmo são mantidas as condições de uso seguro.
Cremes, emulsões por exemplo tem na sua constituição uma grande percentagem de água. A água é um bom meio de desenvolvimento de microorganismos daí ser preciso evitar/ impedir o seu crescimento.
Exactamente, é importante e necessário o uso de conservantes. Contudo, os mais comummente usados não são inócuos! Se existem alternativas...toca a abraçá-las (se o preço o permitir)! ;)
Um beijo*
Bem quando eu falei na industria não quero dizer que vale tudo. Infelizmente na tentativa de atingir o pico de mercado muitas vezes vale. Mas isso é mais uma questão de ética.
O que eu quis dizer é que são feitos estudos de mercado. Apostam no que tem mais saída...mais venda.
E aí entramos nós, os consumidores finais. Muitas vezes não queremos abdicar dos nossos geles de banho cheios de espuma, com aqueles aromas doces e cores coloridas.
Passa por nós. Se mudarmos os nossos hábitos de consumo também muda os produtos disponíveis.
Com ou sem SLS o que eles querem é vender. E apostam naquilo que o maoir numero que clientes aposta.
Infelizmente é uma realidade! Assim como as marcas que têm preços megalómanos...só os têm porque, mesmo assim, conseguem vender os produtos!
Enviar um comentário