segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Ao som de...Korn!

Meter uma música dos Korn num blog que se chama "My Chillout" e a seguir ao post "How cute is that!!" tem muito que se lhe diga...

Não se volta a repetir ;)

How cute is that!!!


Como uma verdadeira sobrinha, já tratou de me arrancar cabelos!

Bem vinda à família Kayla!

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Soja para ser saudável? Hum...thanks but no thanks!


Relativamente ao post anterior, o Jedi que se encontra - aqui - perguntou o seguinte:

"E as proteínas vegetais, como a soja?"

Resolvi responder-lhe com um post porque muito pouca gente sabe, realmente, o que é a soja.

Infelizmente a soja não é nada mais nada menos que um golpe económico. Como o número de vegetarianos aumentou consideravelmente nos últimos anos, as cadeias alimentares acharam vantajoso que também eles fizessem parte do público-alvo. E o que se dá a um vegetariano? No pensamento limitado destas cadeias, além de saladas e saladas com saladas... dá-se soja!!! A soja ficou tão "in" que começou a desdobrar-se e a transformar-se; hoje é possível fazer tudo com soja: manteiga, bebidas, bolachas, bifes, molhos, cremes e até "sacos de plástico". Na verdade, todos estes produtos finais têm tudo menos soja!

Na China, a soja começou por ser utilizada para adubar os solos, mais tarde descobriu-se que a soja fermentada constituía um alimento rico! Destes fermentados de soja fazem parte o miso, o molho de soja e o tofu. Estes derivados da soja podem e devem ser consumidos, já a soja desidratada, o leite de soja, os bifes de soja, os iogurtes de soja, e outros manipulados, devem ser evitados!

Resta referir que a soja é um alimento com muitos estrogénios e, como tal, actua no nosso sistema hormonal. Por esta razão é frequentemente receitada a mulheres na menopausa.

Assim, as melhores fontes de proteínas vegetais são as leguminosas (lentilhas, feijão frade, vermelho, branco, moong, azuki e o Grão-bico).

Espero que ajude!

Beijo*

domingo, 22 de novembro de 2009

Nada de misturas!!!

Na verdade, a minha opinião é diferente; as misturas nunca são demais e são elas que me movem e que movem o mundo. Mas neste post falo sobre misturas de alimentos...aí a conversa é ligeiramente diferente.

Um prato deve conter vários tipos de alimentos mas existem dois que não devem ser misturados: a proteína animal e hidratos de carbono. O engraçado é que é a mistura mais comum na nossa cozinha; comemos carne com arroz, batata ou massa e peixe com batata ou massa!

Comer desta forma atrapalha a digestão, para pessoas que sofram com problemas de estômago pode ser bastante vantajoso mudar esta "regra".

Os cereais (hidratos de carbono) devem ser consumidos com vegetais, leguminosas, fermentados, algas e sementes. Já as proteínas animais devem ser consumidas com vegetais, leguminosas, algas e sementes.

Eu sei que mudar os hábitos alimentares é um tarefa morosa, mas é uma questão de pesar os prós e os contras!

Beijo*

sábado, 14 de novembro de 2009

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Chá de Gengibre, Canela e Pimenta Preta.



Uma vez que estamos na época das gripes e constipações, deixo-vos aqui uma receita fácil e eficaz para evitarem os dias "de cama" (os maus!).

Trata-se de um "simples" Chá que se for bebido na altura certa é mais eficaz que muitos fármacos.

Deve ser bebido assim que se iniciem os sintomas da gripe - febre, corrimento nasal, arrepios, dores no corpo, etc - e ao deitar.

Cortam gengibre às rodelas, cerca de 4 rodelas para meio litro de água, fervem e deixam cozer durante 10 minutos. De seguida, já fora do lume, juntam um pau de canela e pimenta preta. Deixam repousar 10 minutos e bebem o mais quente que conseguirem (sem se queimarem)!

Esta é a versão mais forte, quem quiser pode utilizar apenas gengibre.

Os efeitos são comprovados ao acordar! ;)


Beijo.

domingo, 8 de novembro de 2009

Ao som de... Nouvelle Vague.

one of my favorite...


terça-feira, 3 de novembro de 2009

É sempre de um bom tom...

...entrar em casa com convidados e descobrir que a safada da gata andou a destruir caixas e está a brincar freneticamente com um tampão!

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

O peixe morre pela boca...what about us?



Quinta-feira passada, enquanto carregava o cartão da Carris, passei os olhos pelas gordas de alguns jornais e revistas. Não foram as letras que me chamaram a atenção mas o bife com um aspecto nojento que se apresentava na capa da VISÃO.
Hum...pensei, lá vêm mais uns argumentos para que deixemos de comer tanta carne;
Por cima do bife lia-se qualquer coisa como:
"Os venenos da carne barata; 75% das doenças surgidas na última década estão comprovadamente relacionadas com os animais que comemos."

Sejamos sinceros, não nos surpreende! Estamos fartos de ouvir falar no sadismo deste regime capitalista, nos limites que ele consegue ultrapassar munido de algo que, sinceramente, não é humano.

Há, contudo, algo que me surpreende; a resistência das pessoas face a estas investidas deixa-me em desconfortável. Frases como:

"Se formos a pensar nas coisas que fazem mal...não comemos nada"
"Eles fazem um grande alarido mas no fundo isso é tudo controlado e a quantidade dessas substâncias é muito reduzida."

É interessante o pensamento popular:

Se há uma notícia de um novo vírus cuja probabilidade de nos matar é (talvez) 1%...entramos em pânico. Compramos desinfectantes, evitamos locais públicos abafados e ofendemos com o olhar quem quer que esteja a tossir ou a espirrar no autocarro. Mas se a notícia for outra, por exemplo -"A nossa actual alimentação tem uma elevada probabilidade de nos matar..."- o pessoal mune-se de sabedoria popular, de uma inabalável coragem (ou ignorância) e torna-se rijo! Os Media, as fontes de informação, perdem toda a credibilidade. Ainda que nem todas as fontes sejam seguras, cabe-nos a nós fazer essa distinção sem qualquer conhecimento na matéria?

Sejamos sinceros, é assim tão assustador mudar os hábitos alimentares? Assusta assim tanto ter consciência?
Ter consciência do que fazemos e do que nos fazem é talvez das coisas mais importantes no nosso caminho. Não ignorar as coisas só porque elas nos tiram da nossa "comfort zone".

Acho que devíamos caminhar para um futuro mais interessante e elucidado ao invés de seguirmos com a manada! Reagimos ao regime capitalista ou comemos as suas migalhas?

Just my opinion!

P.S: Sim P., foi a pensar em ti! ;)
P.P.S: Não se esqueçam que deixando de comprar as carnes não-biológicas também reduzimos o confinamento animal.

Beijo*

domingo, 1 de novembro de 2009

Ao som de... Nouvelle Vague.

Tenham um bom domingo!!!